O Acampa salvador quer realizar assembleias diárias em horário fixo, a ser definido coletivamente (provavelmente às 20 h). Excepcionalmente hoje, a assembléia livre será às 21 horas. As pautas abrangem desde a organização da ocupação até a articulação em torno dos rumos e das ações estratégicas do movimento.

Muitas pessoas tem perguntado qual é o objetivo do movimento em Salvador. De forma geral, o escopo do movimento é tornar-se um vetor de mobilização social de amplo espectro, agindo a partir do contato e integração com as muitas comunidades periféricas de Salvador, e também buscando envolver outras esferas da sociedade civil. Percebemos que o grau de injustiça social global e o crescimento econômico sem desenvolvimento humano têm suscitado questionamentos até mesmo em setores tradicionalmente conservadores.

Visita da PM ao ocupa Salvador, em OndinaUm exemplo disso foi a atitude da Polícia Militar em visita à ocupação hoje na praça de Ondina. Representada pelo subcomandante da região do bairro, a PM disse que pesquisou sobre o movimento e declarou apoio às nossas razões e à ocupação – fez, inclusive, críticas estruturais às políticas públicas de segurança na Bahia. Isso indica que a consciência da necessidade de mobilizações efetivas está ampliando e transformando as dinâmicas e experiências tradicionais de ação política. O que virá dependerá das atitudes coletivas – e o Acampa salvador é o espaço de articulação e de senso de comunidade de todos que comungam, mesmo que com diferenças, o anseio de iniciar urgentemente ações concretas livres de transformação social.

O desafio, claro, é conduzir este momento “emocional” a um patamar de ações que alcancem graus de efetividade política real. Por isso a dinâmica do movimento é de discussões livres aliadas às propostas de ações concretas e estratégicas. O Acampa salvador é um ponto de encontro cuja potência transformadora ainda é indefinida, mas perceptível.

Participem! Há várias formas de colaborar! Acompanhem as notícias pelo blogue e pelas redes sociais.

O mundo já está se transformando – mas o rumo destas transformações será determinado por nossas ações.

Anúncios