NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:

A partir do simbólico tema Carnaval, a ação Bloco da privada abordará temas socialmente amplos, que abrangem vários aspectos sociais e culturais, para além do carnaval, contestando um modelo vertical de organização social que gera e alimenta injustiças, exclusão, privatização de interesses públicos, e que se pauta não em direitos públicos , mas em privilégios privados – lógica que tende a abarcar, inclusive, manifestações festivas tradicionalmente populares.

A Ação é proposta pelo grupo livre e aberto de acampados do movimento @OcupaSalvador, e o convite à partcipação se estende a todos os interessados em discutir, refletir e protestar, de forma lúdica e pacífica, sobre questões sociais e culturais de sentido comum.

O bloco da Privada realizará uma caricatura teatral de um desfile de bloco privado característico do Carnaval de Salvador. O objetivo é levantar discussões sobre:

– Privatização com fins comerciais excludentes da dimensão simbólica popular do carnaval;

– Privatização dos espaços públicos e restrição efetiva da participação popular nas ruas durante a festa.

– exploração aguda do trabalhador, sobretudo dos cordeiros.

– Resgate do poder e da dimensão do carnaval como ampla, forte e rica manifestação genuinamente popular, sem segregação, sem exclusão e sem exploração.

Participe, seja critivo, traga suas ideias – e a tampa da sua privada como abadá! 🙂

DESCRIÇÃO DA AÇÃO:

O grupo de “foliões” sairá do Farol da Barra a partir das 16 horas em direção à Praça dos Indignados (em Ondina, local do acampamento do @OcupaSalvador). Uma pessoa, que representará os cordeiros e os demais explorados e excluídos da festa, virá amarrada e puxada pelos foliões. No final do percurso, na Pça Dos indignados, ela se libertará e a festa será legitimamente uma festa popular e diversificada.

Participe! Toda manifestação é bem-vinda, sendo  libertária, sem partidos ou sindicatos nem quaisquer entidades: uma ação de pessoas livres agindo coletivamente – com ludicidade e consciência, com alegria e protestos.

Data: dia 20 de novembro de 2011 (domingo).

Local e hora: concentração no Farol da Barra, às 16 horas. Circuito segue até a Pça dos Indignados, em Ondina (local do acampamento do @OcupaSalvador)

Na praça dos Indignados haverá, durante toda a semana que antecede a ação, às 17 horas, oficinas teatrais livres a abertas voltadas para dinâmicas do bloco da privada.

Página do evento no facebook: https://www.facebook.com/event.php?eid=269768853058279

Anúncios