Pq a praça de Ondina?

O movimento Ocupa Salvador iniciou a ocupação da nova praça de Ondina – doravante Praça dos Indignados! 😛 –  no dia 15 de outubro, participando de uma articulação de nível mundial que acontece em mais de 80 países e em várias cidades brasileiras.

A PRAÇA

A reforma da Praça de Ondina se deu a partir de um processo licitatório iniciado em 2010, que disponibilizou a área de 9 mil m² para concessão até 2015. A empresa Premium Produções venceu a disputa e poderá usar a área para implantação do camarote Salvador, um dos maiores do circuito Barra/Ondina do carnaval de Salvador, até o fim da concessão. A licitação foi feita pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).

A praça não é arborizada, não tem bancos com recostos e mantém estruturas removíveis para facilitar a instalação anual do camarote, não atendendo a conceitos básicos que caracterizam praças públicas como espaços públicos de convívio.

OBJETIVO

O acampamento começou na nova praça em Ondina por razões simbólicas que envolvem ampla discussão sobre a legitimidade da relação entre a esfera pública e setores empresariais privados sob diversos aspectos, iniciando as discussões a partir da questão política acerca da apropriação e sequestro sistemático de uma genuína manifestação popular – o Carnaval baiano – em benefício de grupos empresarias restritos que exploram o carnaval como mero evento comercial de cunho excludente.

O movimento Ocupa Salvador, enquanto movimento de ocupação simbólica, busca mobilizar a esfera pública com toda a sua diversidade para discussões e proposições acerca de temas essenciais e das demandas públicas estruturais da cidade, utilizando a questão da praça de Ondina como representação simbólica dos extravios políticos e sociais de nossos tempos atuais.

A ideia é resgatar a praça de Ondina, isto é, a Praça dos Indignados, para a função legítima dos espaços públicos: locais de dicussão, interação e mobilização cidadã ativa e transformadora.

Anúncios

4 Comentários (+add yours?)

  1. Importante: Assembléia geral nesta terça, dia 01 – @OcupaSalvador « @OcupaSalvador
    nov 01, 2011 @ 01:08:08

  2. Tânia Rybak
    nov 13, 2011 @ 12:40:16

    Parabéns aos indignados, mostrando que existem cabeças pensantes e revolucionárias na Bahia. Sintam-se acompanhados por aqueles que estão impossibilitados de ir até aí.

    Responder

  3. Matheus Monteiro
    nov 22, 2011 @ 08:18:30

    Muito lindo ver isso tudo se formando, e ganhando sua propria moldagem no Brasil. Sou de Recife, e tento desde já mobilzar pessoas para uma futura ocupação. Tenham força contra as contrariedades, e saibam que não estão sozinhos nessa luta!
    Ocupa o Nordeste, Ocupa o Brasil, Ocupa o Mundo!

    Responder

  4. Carlos Alberto Santana
    jan 15, 2012 @ 17:04:30

    Ao movimento OCUPA SALVADOR,

    A casa de show Bahia Café Hall na paralela também ocupa um espaço público. Trata-se do mirante do Parque Metropolitano de Pituaçú, construído pelo governo do estado (CONDER). Vamos ver esse caso também, e denunciar.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: